Atenção

Nesse blog armazeno todas as experiências da minha graduação: Resenhas, reportagens, fotos, vídeos. Enfim, a lista é extensa.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Além do educar


As escolas estão indo além dos conteúdo didáticos. Que tal formar um cidadão inserido na comunidade em que vive? A Escola de Ensino Médio Mariante , de Vila Mariante, Venâncio Aires, pensa desta forma. Com cerca de 450, a casa de ensino desenvolve projetos dentro do horário escolar. Entre as atividades estão a Nossa Banda é um Show, Valorizando a leitura, Através do corpo e da mente a civilização surge e se desenvolve, Reflorestamento – Mata Ciliar.

Como a Escola Mariante situa-se próximo ao Rio Taquari, a preocupação com o desmoronamento não poderia deixar de existir. Desenvolvido em três turnos, o reflorestamento da mata ciliar busca estabelecer a proteção permanente às margens do Rio Taquari. Além, de conscientizar a comunidade para a importância da preservação. O plantio das mudas será realizado pelos próprios alunos do educandário coordenados pelo monitor Deivis de Campos( Biólogo) e pela professora Anita Lourdes Kaufmann Fischer(Bióloga). Haverá monitoramento permanente das mudas pelos envolvidos no Projeto com a ajuda da comunidade em geral.

Depois do rio e da mata, é a vez de cuidar do intelectual com o projeto valorizando a leitura. Maioria dos alunos residem na própria Vila ou em comunidades do interior onde não tem acesso a fontes de leitura como jornais, revistas, internet ou bibliotecas públicas, acaba sendo o colégio a única fonte de acesso a leitura, por isso, surgiu a ideia. São 30 minutos, semanalmente, dentro do horário de aula.

Para finalizar há o de música com a Nossa Banda é um Show e o Através do corpo e da mente a civilização surge e se desenvolve. No primeiro, se fundamenta na inclusão de alunos com problemas disciplinares e de aprendizagem que através da participação na banda poderão elevar sua autoestima. Cerca de 60 alunos participam do grupo. No outro, a dança é incluída na disciplina de educação física.

Devido a falta de recursos, o projeto de matemática e de língua portuguesa para alunos com dificuldades disciplinares existem apenas no papel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário